A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO DO ALUNO SURDO
Resumo
Neste escrito, discutimos acerca da contribuição das Sequências Didáticas (SD) integradas aos usos das Tecnologias digitais no processo de letramento do aluno surdo e verificamos a relevância do recurso em tela, nas atividades desenvolvidas em sala de aula como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A investigação foi conduzida com base nos pressupostos metodológicos de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e, como instrumentos para o alcance dos objetivos, foram utilizados as observações em sala de aula, aplicação de questionários aos professores de língua portuguesa e oficina com sequência didática, utilizando recursos tecnológicos. A presente pesquisa foi desenvolvida numa escola do município de João Pessoa com formato de tempo integral e que apresenta proposta de educação bilíngue para os sujeitos surdos. A pesquisa esteve ancorada em estudiosos da área, como Coscarelli (2010), Gomes (2016), Kleiman (1999), Quadros (2006), Rojo, (2009, 2013), entre outros que tratam das estratégias para integrar as tecnologias às atividades práticas em sala de aula. A Sequência Didática discutida no presente escrito esteve baseada na perspectiva de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que apresentam uma preocupação em nos fornecer elementos que contribuam para o ensino da língua, por meio da utilização dos gêneros textuais na sala de aula do ensino fundamental. Os resultados do estudo apontam que a utilização de atividades por meio de sequências didáticas com uso das TIC em sala de aula possuem uma grande aceitação pela comunidade surda, contribuindo satisfatoriamente não apenas com o processo de letramento do sujeito citado, mas de toda a comunidade escolar.