A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Milena Mária Silva Assuncão Universidade CEUMA
  • Alda Leila Santos Baldez Universidade CEUMA

Resumo

O presente artigo aborda diversos aspectos que envolvem os processos de ensino e aprendizagem na EaD, com ênfase na formação continuada da tutoria a distância e suas repercussões no processo de mediação pedagógica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de formação continuada com profissionais que atuam na tutoria a distância, bem como as estratégias pedagógicas desenvolvidas nesse processo formativo tais como: seminários, rodas de conversa, oficinas, dentre outras. O estudo que originou este trabalho foi realizado em uma Instituição de ensino superior da rede privada, localizada na cidade de São Luís (MA), e tomou como objeto de análise, as ações de formação continuada desenvolvidas no período de Agosto de 2016 a Novembro de 2017. Descreve-se nesse trabalho, as ações de formação realizadas, bem como suas implicações na mediação pedagógica materializadas em novas práticas dos sujeitos da pesquisa, identificadas no AVA. Espera-se com esta pesquisa favorecer reflexões sobre o tema abordado e ainda contribuir para uma Educação com qualidade social para todos, quer seja ela desenvolvida na modalidade a distância, ou presencial.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MÁRIA SILVA ASSUNCÃO, Milena; LEILA SANTOS BALDEZ, Alda. A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/463>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica