POR UMA PRODUÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS NA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
O presente trabalho reflete sobre a necessidade do ensino da escrita de textos teatrais na escola pública. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento para constituir uma metodologia de ensino dessa modalidade textual. O teatro, apesar de ser uma área do conhecimento, tem uso limitado na escola, se resumindo à aplicação de jogos teatrais e improvisações para construir pequenas cenas com o intuito de serem apresentadas em datas comemorativas do calendário escolar. Com isso, se reforça a sua utilização como mero auxiliar das práticas educativas. Os PCN´s-Arte prevê a exploração maior desta linguagem artística, propondo também a produção escrita para desenvolver o senso estético, criativo e a estimulação de futuros dramaturgos. Para tanto, o conhecimento dos mecanismos que possibilitam a escrita dramatúrgica pode oportunizar o aprendizado textual desta linguagem. E o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica pode redimensionar esta prática. Considera-se que, refletir sobre os elementos que compõem a escrita desse tipo de texto, com o concurso tecnológico, facilite e inspire à produção de novas peças de teatro desde o ensino fundamental, além de oportunizar a continuidade da produção deste gênero textual enquanto objeto histórico, educativo, artístico e cultural.