A AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM EM EAD A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Resumo
As questões de acessibilidade estão sendo cada vez mais discutidas no âmbito nacional. E mesmo assim, são crescentes os desafios que estão em torno da pessoa com deficiência (PCD). Muitas são as normatizações como a LBI ou como as existentes na Cartilha dos direitos das pessoas com deficiências, no entanto, ainda há uma distância importante entre a PCD e a cidadania. Em meio a tantas mudanças científicas e tecnológicas no mundo, é possível observar a existência de uma sociedade digital, que vive na era da informação. E sobre este olhar, as TICs aliadas à educação, promovem a educação a distância como a conhecemos hoje. Modalidade de ensino que está devidamente alicerçada e regulamentada sobre a Lei Nº 9394. Ao apresentar as dificuldades devido às barreiras arquitetônicas e atitudinais, encontradas por pessoas com deficiência no que se refere à acessibilidade para alcançar o exercício pleno da cidadania, destacam-se a dificuldade em obter formação em nível superior. Neste estudo através de uma revisão bibliográfica, evidencia-se a “autonomia de aprendizagem em EAD a favor do desenvolvimento social”.