A AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM EM EAD A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

  • Diego Córdoba de Oliveira e Silva
  • Nilzete De Oliveira

Resumo

As questões de acessibilidade estão sendo cada vez mais discutidas no âmbito nacional. E mesmo assim, são crescentes os desafios que estão em torno da pessoa com deficiência (PCD). Muitas são as normatizações como a LBI ou como as existentes na Cartilha dos direitos das pessoas com deficiências, no entanto, ainda há uma distância importante entre a PCD e a cidadania. Em meio a tantas mudanças científicas e tecnológicas no mundo, é possível observar a existência de uma sociedade digital, que vive na era da informação. E sobre este olhar, as TICs aliadas à educação, promovem a educação a distância como a conhecemos hoje. Modalidade de ensino que está devidamente alicerçada e regulamentada sobre a Lei Nº 9394. Ao apresentar as dificuldades devido às barreiras arquitetônicas e atitudinais, encontradas por pessoas com deficiência no que se refere à acessibilidade para alcançar o exercício pleno da cidadania, destacam-se a dificuldade em obter formação em nível superior. Neste estudo através de uma revisão bibliográfica, evidencia-se a “autonomia de aprendizagem em EAD a favor do desenvolvimento social”.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
CÓRDOBA DE OLIVEIRA E SILVA, Diego; DE OLIVEIRA, Nilzete. A AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM EM EAD A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/465>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento