AVALIANDO DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO DE COMPREENSÃO TEXTUAL: :

  • Jose Umbelino Goncalves Neto
  • Camila Domeniconi Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Os objetivos foram avaliar o repertório de leitura dos participantes e a preferência por diferentes tipos de feedback positivo e seus efeitos sobre o desempenho dos aprendizes em exercícios de compreensão textual de um programa de ensino informatizado. Participaram estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública. No estudo 1, identificou-se que a maioria possuía um nível médio a superior de vocabulário e compreensão de sentenças, porém com nível baixo na compreensão textual. Os participantes com nível baixo na leitura de sentenças e os de nível alto na compreensão textual foram designados para o Estudo 2, a presente pesquisa. Os participantes testarão o programa alternado em duas versões: A) feedbacks dados por uma tela animada; B) feedbacks dados por sistema de pontos. A preferência pelas versões será avaliada pelas escolhas dos participantes por uma ou outra e por entrevistas. O desempenho será avaliado pela quantidade de acertos e erros nos exercícios. As hipóteses são: a tela animada será preferida, por ser mais diversificada; os dois tipos de feedback afetarão o desempenho igualmente, ambos funcionando como reforçadores.


Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada. Compreensão textual. Aprendizagem. Avaliação de preferência. Programa informatizado de ensino.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos e pós doutorado na Universidade do Minho. Membro do corpo editorial da Revista Acta Comportamentalia e Revista Brasileira de Análise do Comportamento - REBAC. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Professora adjunta do Departamento de Psicologia e orientadora de alunos de mestrado e doutorado no Programa de pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CPNq.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
UMBELINO GONCALVES NETO, Jose; DOMENICONI, Camila. AVALIANDO DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO DE COMPREENSÃO TEXTUAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/467>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica