AVALIANDO DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO DE COMPREENSÃO TEXTUAL
Resumo
Os objetivos foram avaliar o repertório de leitura dos participantes e a preferência por diferentes tipos de feedback positivo e seus efeitos sobre o desempenho dos aprendizes em exercícios de compreensão textual de um programa de ensino informatizado. Participaram estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública. No estudo 1, identificou-se que a maioria possuía um nível médio a superior de vocabulário e compreensão de sentenças, porém com nível baixo na compreensão textual. Os participantes com nível baixo na leitura de sentenças e os de nível alto na compreensão textual foram designados para o Estudo 2, a presente pesquisa. Os participantes testarão o programa alternado em duas versões: A) feedbacks dados por uma tela animada; B) feedbacks dados por sistema de pontos. A preferência pelas versões será avaliada pelas escolhas dos participantes por uma ou outra e por entrevistas. O desempenho será avaliado pela quantidade de acertos e erros nos exercícios. As hipóteses são: a tela animada será preferida, por ser mais diversificada; os dois tipos de feedback afetarão o desempenho igualmente, ambos funcionando como reforçadores.
Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada. Compreensão textual. Aprendizagem. Avaliação de preferência. Programa informatizado de ensino.