LETRAMENTO DIGITAL E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Dilcinho Luiz Da Silva

Resumo

O presente estudo analisa como o letramento digital pode contribuir para aprendizagens significavas na educação básica. É bem notável que a escola através do professor possui grande responsabilidade para consolidação de aprendizagens significativas mediante o letramento digital, pois, se tem visto muitas vezes o uso limitado da tecnologia ser confundido com práticas letradas tradicionais e práticas mediadas por novos recursos tecnológicos. A metodologia utilizada teve como a pesquisa qualitativa, pois, o texto vislumbrou-se em discutir  conceitos de letramento, aprendizagens significativas e a era digita, possibilitando análises e conclusões pertinentes acerca da temática desenvolvida . Segundo Coscarelli e Ribeiro (2007), Soares (2002), Tapscott (1999) e outros autores é possível verificar a importância da escola fazer das novas tecnologias reais instrumentos pedagógicos, no intuito de ampliar a prática da leitura e escrita dos alunos, apostando na vivência e na familiaridade com tais instrumentos como um diferencial no processo de formação desses indivíduos, possibilitando assim, aprendizagens significativas. Enfim, o letramento digital constituindo-se num processo desafiador principalmente para os educadores, pois, sendo de tal forma requer fazer com que a escola repense o ensino e a possibilidade de letrar seus alunos sob a perspectiva da nova sociedade da informação e aquisição de novos conhecimentos.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
LUIZ DA SILVA, Dilcinho. LETRAMENTO DIGITAL E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/472>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento