A RELAÇÃO ENTRE CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM: O USO DE TIDC PARA A APRENDIZAGEM DO APRENDER: :

  • Claudia Lucia De Lima
  • Erika Cristina Silva Batista Queiroz
  • Geraldo Jose Sant' Anna

Resumo

O presente trabalho retrata uma pesquisa sobre estilos de aprendizagem, com ênfase no que é “concentrar-se” e “prestar atenção. “O objetivo é mostrar que aulas claras, contextualizadas e diversificadas, a partir do uso das TIDCs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) atrai a atenção e aborda os cinco segredos mais importantes para o aluno aprender, considerando o rompimento com diversos paradigmas educacionais e mobilização de metodologias mais interativas. O estudo busca incentivar o uso de tecnologias fundamentado em quatro alicerces: o despertar a curiosidade, estilos de aprendizagem, as técnicas de estudo e o uso das TIDCs em sala de aula. A discussão e os resultados estão embasados na Lei 9394/96 que instrui o docente a zelar pela aprendizagem do aluno, criando uma relação aluno/professor, capaz de fazer o docente cuidar do discente em sua plenitude e equidade. O professor deve aceitar o aluno como ele é, contudo, desenvolver suas habilidades, seja este cinestésico, auditivo ou visual. Sendo do professor o determinante papel sob a aprendizagem dos alunos, este possui a tarefa de identificar como cada aluno aprende, valorizando a identidade de cada indivíduo quanto a sua maneira de ver o mundo.


 

Biografia do Autor

Claudia Lucia De Lima

Formada em Enfermagem e obstetrícia. Especialista em Saúde Coletiva. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em Programa Especial de Formação Pedagógica. Especialista em Docência e Pesquisa para o Ensino na Área da Saúde. Mestre em Ciências Ambientais. Docente da FUNEC. É Coordenadora de Projeto Regional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Erika Cristina Silva Batista Queiroz

Formada em Letras (Português e Inglês) e Pedagogia. Especialista em Mídias na Educação. É Coordenadora de Projeto Regional no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Publicado
2018-05-30
Como Citar
LUCIA DE LIMA, Claudia; CRISTINA SILVA BATISTA QUEIROZ, Erika; JOSE SANT' ANNA, Geraldo. A RELAÇÃO ENTRE CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM: O USO DE TIDC PARA A APRENDIZAGEM DO APRENDER. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/474>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento