A RELAÇÃO ENTRE CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM: O USO DE TIDC PARA A APRENDIZAGEM DO APRENDER
Resumo
O presente trabalho retrata uma pesquisa sobre estilos de aprendizagem, com ênfase no que é “concentrar-se” e “prestar atenção. “O objetivo é mostrar que aulas claras, contextualizadas e diversificadas, a partir do uso das TIDCs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) atrai a atenção e aborda os cinco segredos mais importantes para o aluno aprender, considerando o rompimento com diversos paradigmas educacionais e mobilização de metodologias mais interativas. O estudo busca incentivar o uso de tecnologias fundamentado em quatro alicerces: o despertar a curiosidade, estilos de aprendizagem, as técnicas de estudo e o uso das TIDCs em sala de aula. A discussão e os resultados estão embasados na Lei 9394/96 que instrui o docente a zelar pela aprendizagem do aluno, criando uma relação aluno/professor, capaz de fazer o docente cuidar do discente em sua plenitude e equidade. O professor deve aceitar o aluno como ele é, contudo, desenvolver suas habilidades, seja este cinestésico, auditivo ou visual. Sendo do professor o determinante papel sob a aprendizagem dos alunos, este possui a tarefa de identificar como cada aluno aprende, valorizando a identidade de cada indivíduo quanto a sua maneira de ver o mundo.