O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

  • Ilane Ferreira Cavalcante
  • Elizama Das Chagas Lemos
  • Thalita Da Cunha Motta

Resumo

O uso das tecnologias da informação e da comunicação nas escolas já não é algo novo, embora possamos perceber diferentes estágios de seu uso no cotidiano de professores e estudantes, estágios que variam não só no que tange ao conhecimento dos usuários em relação aos recursos, mas também à infraestrutura disponível para seu uso nos ambientes educativos. Este trabalho discorre sobre o uso que professores de escolas pública do RN fazem das tecnologias em seu cotidiano profissional a partir de pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Multireferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) do IFRN. Foram considerados os aportes teóricos sobre a inter-relação entre educação e TIC por meio de Tedesco (1995); Brunner (2004) e Sancho (2006). Os resultados apontam que o uso predominante das tecnologias se dá mais para finalidades pessoais do que articuladas às práticas pedagógicas escolares.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
FERREIRA CAVALCANTE, Ilane; DAS CHAGAS LEMOS, Elizama; DA CUNHA MOTTA, Thalita. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/477>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica