SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Daniel Mill
  • Claeton Pedro Ribeiro Silva

Resumo

O artigo apresenta a temática “Aprendizagem da docência para Educação a Distância”, como fruto de um estudo bibliográfico que objetivou caracterizar a prática e os saberes docentes na modalidade de Educação a Distância (EaD). O texto propõe argumentos e elementos para responder à questão: Como se dá a docência na EaD? Assim, na busca por compreender a aprendizagem da docência, explorou-se a literatura científica para identificar mudanças na docência, especialmente quando é mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. O levantamento de materiais para análise considerou produções científicas veiculadas em livros acadêmico-científicos, artigos científicos, teses, dissertações etc. Em seguida, foram feitas leituras, fichamentos e análises das ideias e argumentos encontrados nas publicações. Como resultado do processo de análise dos materiais levantados, foram agrupados e caracterizados elementos importantes para entender a docência virtual, tais como: formação dos docentes virtuais, seus saberes, suas dificuldades e estratégias de trabalho na Educação a Distância.

##submission.authorBiography##

Claeton Pedro Ribeiro Silva

Especialista em Docência na Educação Superior

Publicado
2018-05-09
Como Citar
MILL, Daniel; PEDRO RIBEIRO SILVA, Claeton. SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/479>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica