APRENDIZAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE MEDIADA POR TICS NO PIBID-FÍSICA: : UMA EXPERIÊNCIA SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA EDUCACIONAL

  • Arantxa Eckhardt Da Silva
  • Jeremias Ferreira Da Costa
  • Lauro Luiz Samojeden

Resumo

Este artigo investiga a influência de uma sequência didática, no âmbito do PIBID-Física, na compreensão dos estudantes, bem como seus resultados, limitações e possíveis alternativas de ensino. Houve uma preocupação em conceder ao estudante autonomia por meio de diferentes estratégias de ensino, como simulações, ambientes virtuais, kits experimentais e questões do ENEM. Estas, por sua vez, foram avaliadas em seu alinhamento para outras abordagens de ensino além do desenvolvimento essencialmente teórico. Como resultado, podemos apontar pouca receptividade deste exame a uma proposta pedagógica diferenciada. Além disso, os alunos demonstraram excelente relação entre os conceitos e as atividades realizadas, bem como puderam apresentar os motivos pelos quais as consideraram mais significativas para o seu aprendizado. Dentre as considerações sobre as aulas realizadas elencam-se a pertinência da reflexão sobre a ação docente, pois tal aspecto promove o aprimoramento das atividades, e o desejo da disseminação de práticas que considerem o aluno como o centro do processo de ensino-aprendizado, apesar das limitações materiais.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
ECKHARDT DA SILVA, Arantxa; FERREIRA DA COSTA, Jeremias; SAMOJEDEN, Lauro Luiz. APRENDIZAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE MEDIADA POR TICS NO PIBID-FÍSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/48>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento