Educ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

  • Maria Do Carmo Viração Pereira
  • Sandra Maria Nascimento De Mattos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/PPGEA
  • José Roberto Linhares De Mattos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/PPGEA

Resumo

Este trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional, considerando os conhecimentos e habilidades de docentes a partir da formação inicial, segundo o olhar de Castells (1999), Belloni (2012), Kenski (2007) e outros. Foi estudado um grupo de professores da educação básica, participantes de um curso de formação continuada, ofertado na modalidade semipresencial. Utilizou-se da metodologia qualitativa, de cunho descritivo interpretativa, com base em um questionário semiestruturado. Os resultados revelaram que dos 26 pesquisados, 65%  utilizam as TDIC na prática pedagógica, com limitações e, 58% não adquiriram essa formação como componente curricular na graduação. Conclui-se observando um descompasso entre a realidade e o que preceitua a legislação vigente quanto à formação docente e a promoção do uso das TDIC.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2016)
Colaboradora Eventual da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , Brasil

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2001)
Professor Associado da Universidade Federal Fluminense , Brasil.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DO CARMO VIRAÇÃO PEREIRA, Maria; MARIA NASCIMENTO DE MATTOS, Sandra; ROBERTO LINHARES DE MATTOS, José. Educ EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/485>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica