PARÁVEIRO: : INTERCULTURALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO INGLÊS

  • Jailma Bulhões Campos
  • Cláudia Barbosa Universidade de Aveiro

Resumo

A aprendizagem de uma língua estrangeira pressupõe não só a aquisição de conteúdos linguísticos, porém igualmente um desenvolvimento de vários outros tipos de conhecimentos e competências, incluindo nos domínios socio- e intercultural. Nesse sentido, o projeto “ParAveiro” se propõe a produzir um quadro interativo de aprendizagem na Plataforma Wix, que reúna em mídias digitais os conteúdos em língua inglesa pesquisados e organizados num trabalho de parceria entre os discentes de turmas de aprendentes de iniciação em língua inglesa. As turmas em questão são: uma de alunos falantes do Português Brasileiro (Pt-BR), composta por discentes do 9º ano do Ensino Fundamental de Belém/Pará/Brasil, e outra de Português Europeu (Pt-PT), do 11º ano de escolaridade da cidade de Aveiro, que se tornam parceiras num trabalho de pesquisa, com recolha de dados, participando em encontros síncronos, via skype, e realizando pesquisas autônomas em recursos digitais ou analógicos. Tendo em vista os objetivos de uma aprendizagem que priorize não apenas o desenvolvimento de competências linguísticas numa língua estrangeira, mas também o conhecimento e valorização das diferentes culturas, tanto a estrangeira da língua em aquisição como as correspondentes à língua materna dos participantes.

Publicado
2018-05-15
Como Citar
BULHÕES CAMPOS, Jailma; BARBOSA, Cláudia. PARÁVEIRO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/489>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento