EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Ana Paula Villela
  • Vania Dos Santos Mesquita Univás

Resumo

Com a finalidade de compreender o contexto atual da Educação a Distância (EaD) no Brasil, é necessário fazer uma análise de seu processo histórico de evolução e construção. O presente trabalho tem o objetivo de aprofundar como se constituiu historicamente a Educação a Distância no Brasil, por meio de um levantamento histórico bibliográfico. O recorte espaço-temporal utilizado nesta pesquisa vai dos princípios da EaD no país que se reporta ao início do século XX, com o uso dos correios, o rádio e a televisão, até começo do século XXI com a Educação a Distância  via internet. Para tanto, a investigação utilizou-se de pesquisa bibliográfica para levantamento sobre fontes referentes ao tema de estudo, publicadas em livros, periódicos científicos, bem como arquivos disponíveis na Internet e em bibliotecas virtuais. Os resultados demonstraram que o Brasil seguiu os acontecimentos mundiais no que tange à EaD. O surgimento dos meios de comunicação, bem como a sua disseminação marcam essa evolução histórica.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
PAULA VILLELA, Ana; DOS SANTOS MESQUITA, Vania. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/49>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento