DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O modelo pedagógico da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) privilegia o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem fortemente associadas ao uso de tecnologias digitais interativas. No entanto, a prática docente no uso de tecnologias digitais se constitui em um grande desafio, uma vez que práticas pedagógicas com uso de recursos digitais exigem competências distintas das tradicionalmente desempenhada nas práticas docentes. Esta realidade indica a necessidade da reorientação da atividade docente para práticas de uso de dispositivos digitais. O Programa de Letramento Digital Docente da UFSB pretende contribuir para a superação deste desafio, auxiliando os docentes da universidade a aperfeiçoar suas competências e habilidades para a incorporação crítica e consciente das tecnologias digitais interativas em suas práticas pedagógicas. Para tanto, a universidade vem desenvolvendo atividades teórico-práticas voltadas para a difusão do uso de recursos digitais no cotidiano docente da UFSB. Este artigo pretende apresentar a proposta do Programa de Letramento Digital para Docentes (PLDD), iniciativa que visa atualizar a prática docente, a fim de preencher a demanda por competências e habilidades requeridas de um educador do Ensino Superior do século XXI, em termos de usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para mediar a aprendizagem.