ENSINO DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
A discussão em torno da leitura pelos docentes tem sido uma constante, devido a sua importância para o processo de promoção da aprendizagem. Assim, a temática a qual se pretende apresentar são as dificuldades de interpretação de textos literários nos primeiros anos do ensino fundamental II de uma escola pública municipal. A pesquisa a ser realizada busca aprofundar questões relacionadas à prática de leitura e interpretação de textos em sala de aula, fato que pode correr através de atividades que envolvam a interpretação e a produção de novos textos. Contudo dar-se ênfase ao gênero fábula, por permitir melhor entender e orientar os alunos das séries iniciais do ensino fundamental II da escola da rede municipal de educação de Santo Amaro da Purificação – Bahia Salienta-se os principais fatores que interferem na aprendizagem da interpretação da leitura na vida escolar e como estas dificuldades podem ser erradicadas ou amenizadas, mediante um trabalho mais direcionado ao ato de ensinar.