TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DA AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A PRÁTICA DOCENTE

  • Andrew Roberto Lopes Ferreira
  • Cênio Back Weyh Docente do PPGEnCT e do curso de Pedagogia - URI - Santo Ângelo-RS

Resumo

O trabalho de caráter bibliográfico, resulta de uma investigação em andamento no Mestrado Profissional, tendo como objetivo discutir a prática avaliativa no contexto das tecnologias da informação e propor uma ferramenta que apresente subsídios para os educadores terem um feedback das avaliações e possam melhorar sua prática em sala de aula. A avaliação é uma atividade constante e necessária na prática docente. Seu principal objetivo é o de auxiliar no ensino aprendizagem, mas algumas vezes acaba sendo utilizada apenas como uma necessidade administrativa para classificar os estudantes e dar prosseguimento no atual modelo seriado da escola. Porém a avaliação deveria ser parte da prática de ensino e dar subsídios para melhorar esta prática, que tem como finalidade última a aprendizagem do aluno. Nesse sentido a tecnologia da informação vem para contribuir nessa prática avaliativa como mediação pedagógica, dando subsídios para que a avaliação seja utilizada como ferramenta de melhoria da prática docente.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
ROBERTO LOPES FERREIRA, Andrew; BACK WEYH, Cênio. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DA AVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A PRÁTICA DOCENTE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/495>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica