UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma atividade de extensão, no formato híbrido, voltada para a formação de professores da educação básica e licenciandos. Essa atividade teve como foco o aprendizado de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e seu uso em sala de aula, como forma de aumentar o engajamento dos alunos em seu processo de aprendizagem. A metodologia WebQuest, definida como uma atividade de aprendizagem que utiliza informações disponíveis na Web, foi escolhida como o conteúdo a ser abordado. Essa proposta de atividade fundamentou-se no conceito de Ensino Híbrido, como “integração orgânica de abordagens presenciais e online complementares, cuidadosamente selecionadas e planejadas”, defendido por Vaughan, Cleveland-Innes e Garrison (2013). Os resultados dessa experiência de Ensino Híbrido indicaram contribuições no sentido de confirmar o potencial dessa metodologia para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, bem como para a formação dos participantes no uso das TDIC em sala de aula.