UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO

  • Ana Paula Rodrigues Da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Cleide De Lourdes Da Silva Araújo Universidade Federal de São Carlos
  • Priscila Cristina Fiocco Bianchi Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Angélica Do Carmo Zanotto Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma atividade de extensão, no formato híbrido, voltada para a formação de professores da educação básica e licenciandos. Essa atividade teve como foco o aprendizado de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e seu uso em sala de aula, como forma de aumentar o engajamento dos alunos em seu processo de aprendizagem. A metodologia  WebQuest, definida como uma atividade de aprendizagem que utiliza informações disponíveis na Web, foi escolhida como o conteúdo a ser abordado. Essa proposta de atividade fundamentou-se no conceito de Ensino Híbrido, como “integração orgânica de abordagens presenciais e online complementares, cuidadosamente selecionadas e planejadas”, defendido por Vaughan, Cleveland-Innes e Garrison (2013). Os resultados dessa experiência de Ensino Híbrido indicaram contribuições no sentido de confirmar o potencial dessa metodologia para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, bem como para a formação dos participantes no uso das TDIC em sala de aula.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
PAULA RODRIGUES DA SILVA, Ana et al. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/499>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento