PROGRAMA INFORMATIZADO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO
Resumo
O ensino eficaz para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) depende da identificação dos elementos motivadores específicos ao engajamento nos procedimentos propostos. Elementos motivacionais corretamente identificados aumentam significativamente o efeito dos procedimentos remediativos propostos na clínica e na escola. O procedimento de avaliação de preferência (AP) é o principal procedimento para a identificação dos elementos motivadores para pessoas do TEA. Há uma necessidade premente de capacitação daqueles envolvidos no desenvolvimento de crianças do TEA (i.e. pais e professores). Os procedimentos usuais envolvem o oneroso ensino por meio de role-play, quando presencial. Ou, quando online, por meio de material escrito e filmagens, ambos métodos de baixa generalização da aprendizagem. Com base na revisão de literatura foi elaborado um currículo para capacitação de leigos na aplicação fidedigna do procedimento de AP. Desenvolveu-se um modelo computacional do currículo, integrando o currículo proposto à uma lógica de estado de máquina. Do currículo foi abstraído regras de inner loop e outer loop que balizam os critérios pedagógicos implementados em um Sistema Tutor Inteligente (STI), que simula interações entre um aplicador do procedimento de AP e um modelo computacional de criança com comportamentos típicos do TEA. A implementação do currículo no STI simulado foi avaliado por psicólogos com experiência no tratamento do TEA. Testes de avalição da efetividade e eficiência do sistema estão em andamento.