FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

  • Leandro Wendel Martins
  • Cláudia Coelho Hardagh Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A utilização de Recursos Didáticos Digitais (RDD) ocorreu em curso de formação continuada em serviço com grupo de vinte e seis coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Peruíbe em 2016. O currículo elencado pelos participantes, por meio de atividades de interação construtiva, previu o tratamento das tecnologias educacionais como assunto de estudo, pesquisa e aplicação. Os recursos explorados no curso (blog, Qr code, softwares online e aplicativos) partiram de situações de revisitação teórica de autores da ciência da Pedagogia e seguiram caminhos reflexivos para utilização em situações nas escolas, postos os coordenadores como atores de formação continuada em serviço e agentes reguladores da qualidade. Neste contexto, os pesquisadores utilizaram de técnicas apontadas por Yin (2016) e Lüdke; André (2017), no sentido de diversificação dos canais de observação e da pertinência dos protocolos de observação, e no âmbito dos embasamentos teóricos para leitura dos dados utilizaram as obras de Pretto (2008), Rojo; Moura (2012) e Pérez Gómez (2015). Os resultados de interpretação trataram de posturas que indicassem a inclusão sociodigital, os multiletramentos e a utilização da tecnologia no cotidiano.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
WENDEL MARTINS, Leandro; COELHO HARDAGH, Cláudia. FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/506>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica