AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA APLICADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Rizzardo Roderico Pessoa Q De Rodrigues Góis UNIGRENDAL - PATOS/PB
  • Alex Martins Silva UNIGRENDAL - PATOS/PB
  • Pâmella Olívia Felisberto UNICESUMAR
  • Rudan Lobo Cavalcante De Carvalho UNIGRENDAL - PATOS/PB
  • Giane Mara Martins Dos Santos CUEA - Centro Universitário E-aprenda E-learning - MG

Resumo

A utilização de tecnologias é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem; mesmo com um baixo índice de inserção das novas tecnologias na Educação do Campo, os recursos disponíveis ajudam de forma positiva para o Ensino de Biologia no meio rural. Este êxito também se atribui a atividade do campo  que colocam em prática os conceitos e teorias abordados nas aulas em sala de aula, contribuindo para o crescimento intelectual e para a vivência com o meio em que o indivíduo está inserido. O estudo tem como objetivo ressaltar as tecnologias disponíveis e utilizadas no ensino de Biologia Aplicadas a Educação do Campo, buscando a valorização do sujeito do campo e o reconhecimento de suas potencialidades, ressaltando a importância destas tecnologias e dos seus recursos, na interação do aluno rural no ambiente escolar, facilitando sua aprendizagem a partir de experiências vivenciadas no cotidiano. Para nortear as reflexões e construções de pareceres, a pesquisa contou com as contribuições teóricas de estudiosos na área visto que o estudo é do tipo teórico, e de nível bibliográfico em que apresenta a investigação com base em citações em vista da compreensão dos significados. Portanto, constitui um estudo de grande relevância para o entendimento da importância das aulas de Biologia com interface nos recursos tecnológicos como meio de construção do conhecimento entre a teoria e a prática.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Estudando, pesquisador e Educador que possui atualmente 4 formações de nível superior, sendo a primeira um bacharelado em Educação Física pela UFRN, a segunda em Direito pela Laureate UNP/FPB, a terceira em Segurança Pública pela APMCB/UEPB, e Licenciatura em Hist´ória pela FIC. Sou especialista em Ead pela UFPB, possuindo outras especializações na modalidade Ead sendo uma pela UFRN em Gestão Pública e as outras pela Faculdade Venda Nova e Futura. Mestrado em andamento pela Unigrendal - Patos.

Possuo interesse pela obra de Pierre Bourdieu e seus estudos relacionados ao capital cultural e sua influência no ambiente escolar.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
RODERICO PESSOA Q DE RODRIGUES GÓIS, Rizzardo et al. AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA APLICADAS À EDUCAÇÃO DO CAMPO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/507>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento