INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: : CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA PARA A ABORDAGEM CRÍTICA DOS CONCEITOS FÍSICOS ENVOLVIDOS NO FENÔMENO DO EFEITO ESTUFA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

  • Gilmax José de Lima
  • Carla Valéria Ferreira Tavares
  • Adamares Marques Da Silva

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo explorar o ensino por investigação por meio de um Júri simulado e de suas discussões para compreender os fenômenos da Física. Como auxílio metodológico, utilizamos a plataforma virtual do Curso de Especialização em Ensino de Ciência, o “Ciência é C10” oferecido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - IFPE, que toma como princípios, sugestões didáticas e de aprendizagem. Assim, busca na interação em fóruns e chats a promoção das ciências de forma dinâmica e atrativa com material didático atualizado. A pesquisa descreve um estudo em torno do Efeito Estufa, com o intuito de identificar as diversas ações praticadas pelo homem ao longo dos anos, como também, promove ações que possam diminuir esses impactos causados pelo aumento da temperatura no planeta Terra.  A aula investigativa foi realizada de forma exploratória e descritiva, desenvolvida numa Escola de Referência em Ensino Médio, com turmas do 2o ano do Ensino Médio, localizada na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Os resultados obtidos foram caracterizados de forma positiva e com isso foi identificado o quanto a atividade investigativa pode promover uma melhor compreensão do conteúdo.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
JOSÉ DE LIMA, Gilmax; VALÉRIA FERREIRA TAVARES, Carla; MARQUES DA SILVA, Adamares. INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/509>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento