BLOGÁRIO

  • Ana Paula Martins Corrêa Bovo
  • Andréa Lourdes Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alanna Landim

Resumo

Neste texto, apresentamos a motivação, a base teórico-metodológica e os primeiros resultados de uma proposta de percurso didático pensada como projeto-piloto. De forma geral, o percurso do Blogário consiste na construção de um sítio na internet como parte das atividades da disciplina Leitura e Produção Textual. A ideia, inspirada nas discussões sobre o letramento, a educação híbrida e trabalho com a perspectiva discursiva da linguagem,  é estimular os alunos a criarem textos coletivos  compartilhados segundo a lógica dos blogs e dos glossários. Dessa forma, ao mesmo tempo que incentivamos a apropriação de saberes próprios da esfera acadêmica, também estimulamos a reflexão sobre a vivência deste aprendizado e a produção de gêneros típicos do ciberespaço. O texto apresenta, portanto, uma definição inicial do termo Blogário, comenta sobre a contextualização da proposta, discute as teorias que estruturaram a base do planejamento e descreve o desenvolvimento da atividade e os primeiros resultados obtidos.

##submission.authorBiography##

Ana Paula Martins Corrêa Bovo

Possui bacharelado em Linguística, licenciatura em Letras e mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Possui também especialização em Docência na Educação a Distância pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, onde atuou como professora e coordenadora de curso. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, na linha de pesquisa Enunciação e Processos Discursivos. É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Seus principais interesses de pesquisa e trabalho estão ligados a práticas de linguagem no domínio acadêmico, formação de professores e à relação entre aprendizagens e tecnologias.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
PAULA MARTINS CORRÊA BOVO, Ana; LOURDES RIBEIRO, Andréa; LANDIM, Alanna. BLOGÁRIO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/51>. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica