O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A APROXIMAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL DOS FILHOS: : UMA EXPERIÊNCIA NO 1º CICLO DE EDUCAÇÃO MUSICAL.

  • Sergio Candido de Oscar
  • Juliana Curzi Bastos Universidade Salgado de Oliveira

Resumo

É apresentado um estudo de caso desenvolvido em uma escola pública de música do Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo avaliar o uso do ambiente virtual de Aprendizagem MOODLE na aproximação dos pais no desenvolvimento musical de estudantes do 1º ciclo do curso de educação musical, voltado para o atendimento de crianças de 6 a 8 anos. Nesse ciclo, as crianças são\ introduzidas ao mundo dos estudos musicais e necessitam de todo o suporte para que se sintam confortáveis. Muitas vezes a falta de conhecimentos musicais dos pais impossibilita o apoio aos filhos que acabam ficando desmotivados e, muitas vezes, chegam até a trancar seus cursos. Nesse artigo são apresentados os resultados da pesquisa que incluiu a realização de entrevistas, a realização de atividades no ambiente educativo e a análise de relatórios de acesso dos participantes, fornecidos pela própria plataforma. Como resultado, verificou-se que esta ferramenta pode contribuir significativamente na aproximação dos pais no acompanhamento dos estudantes em suas atividades musicais e por consequência na motivação e na aprendizagem dos estudantes. Além disso, constatamos crescimento nos indicadores de proficiência musical dos estudantes por meio da avaliação de habilidades e competências específicas, bem como uma sensível redução na evasão.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
CANDIDO DE OSCAR, Sergio; CURZI BASTOS, Juliana. O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A APROXIMAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL DOS FILHOS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/513>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento