POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A matemática é de grande importância na nossa vida, assim como as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Diante disso, surge o seguinte questionamento: “De quais maneiras podemos ensinar e aprender matemática utilizando as tecnologias e mídias digitais, possibilitando que alunos do 4° e 5° ano sejam mais ativos, autônomos e interessados na aprendizagem?”. Por acreditarmos nas mudanças ocorridas na sociedade por conta dos avanços tecnológicos acreditamos que a educação, bem como a escola, se torna uma pedra fundamental na difusão desses avanços. Portanto, o objetivo desse projeto é propor atividades para o ensino de Matemática aos alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental utilizando tecnologias e mídias digitais para uma aprendizagem ativa. Nos embasaremos em uma pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação de caráter qualitativo. Esta é uma pesquisa em andamento, com estudos preliminares da bibliografia e campo de trabalho, portanto, ainda não possuímos as análises dos dados. Entretanto, com o material até agora estudado confirmamos a importância de pesquisas como essas, que trazem novas metodologias de ensino usando as tecnologias, principalmente em matérias que normalmente se trabalha apenas conceitualmente não se tornando atrativas para os alunos.