POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: :

  • Lilian Rose De Almeida
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo

A matemática é de grande importância na nossa vida, assim como as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Diante disso, surge o seguinte questionamento: “De quais maneiras podemos ensinar e aprender matemática utilizando as tecnologias e mídias digitais, possibilitando que alunos do 4° e 5° ano sejam mais ativos, autônomos e interessados na aprendizagem?”. Por acreditarmos nas mudanças ocorridas na sociedade por conta dos avanços tecnológicos acreditamos que a educação, bem como a escola, se torna uma pedra fundamental na difusão desses avanços. Portanto, o objetivo desse projeto é propor atividades para o ensino de Matemática aos alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental utilizando tecnologias e mídias digitais para uma aprendizagem ativa. Nos embasaremos em uma pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação de caráter qualitativo. Esta é uma pesquisa em andamento, com estudos preliminares da bibliografia e campo de trabalho, portanto, ainda não possuímos as análises dos dados. Entretanto, com o material até agora estudado confirmamos a importância de pesquisas como essas, que trazem novas metodologias de ensino usando as tecnologias, principalmente em matérias que normalmente se trabalha apenas conceitualmente não se tornando atrativas para os alunos.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
ROSE DE ALMEIDA, Lilian; CRISTINA RODRIGUES TEZANI, Thaís. POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO 4° E 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/516>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento