INFÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA
Resumo
A sociedade contemporânea busca caminhos para introduzir as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Entre muitas questões e poucas conclusões, surgem reflexões sobre a defasagem do modelo de ensino brasileiro frente a tais tecnologias. Questiona-se a preparação dos docentes e as condições supostamente mais favoráveis das crianças para lidarem com as tecnologias emergentes. Nesse cenário, este estudo objetivou identificar o perfil das crianças entre 9 e 11 anos, relacionando seus conhecimentos sobre as tecnologias digitais e propor atividade pedagógica de letramento digital para uso no contexto escolar. Metodologicamente, o estudo caracterizou-se como qualiquantitativo e os dados foram coletados por entrevistas e observação em experimento com 236 crianças do ensino fundamental. Os resultados indicam que: as TDIC ajudam a integrar os conteúdos curriculares; as crianças precisam ser preparadas para o mundo digital, sem perder a ludicidade do processo; nesse contexto escolar permeado por TDIC é exigido do professor novos conhecimentos e motivação em suas funções na arte de ensinar.