REFLEXÕES SOBRE O DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Natalia De Borba Pugens
  • Adilson Cristiano Habowiski
  • Elaine Conte

Resumo

O trabalho aborda questões referentes às interfaces do ensino e da pesquisa, na perspectiva da EaD, para o desenvolvimento do pensamento crítico, o acesso democrático aos saberes culturais e para aprimorar experiências formativas. Há uma carência de metodologias de construção e desenvolvimento colaborativo de produção de novos sentidos em EaD. Destacamos a ampliação de competências e atitudes de argumentação em EaD, sob o ponto de vista da construção de metodologias flexíveis para o ensino virtual, a partir da utilização do design thinking. A problemática concentrou-se na análise de como a EaD vem sendo trabalhada no ensino superior, em termos de inserção nos espaços públicos, motivando discussões e posições frente às tecnologias na educação, demonstrando que elas podem desencadear o debate público de temas importantes para o desenvolvimento social.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DE BORBA PUGENS, Natalia; CRISTIANO HABOWISKI, Adilson; CONTE, Elaine. REFLEXÕES SOBRE O DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/519>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica