CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL A DISTÂNCIA: :

  • Nubia Carla Ferreira Cabau
  • Patricia L. Leite Mertzig G. de Oliveira Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional proposta por Michael G. Moore e a Formação Docente. Com a finalidade de apresentar as contribuições dessa Teoria e de suas variáveis na formação do educador musical a distância, empreendemos, como procedimento metodológico, um estudo bibliográfico na busca por reunir elementos teóricos e históricos que auxiliem e evidenciem a importância do diálogo, da estrutura e da autonomia na formação do aluno de Educação Musical a Distância. Para tanto, realizamos um levantamento da Teoria da Distância Transacional e da Educação Musical tendo como recorte analítico duas teses de doutorado que utilizam essa Teoria como referência na investigação sobre a formação de professores de música em cursos na modalidade a distância. Concluímos que com as tecnologias de informação e comunicação, a própria Teoria da Distância Transacional pode ser ampliada, com a exploração de outras variáveis de ensino e aprendizagem, acrescentando novas possibilidades às variáveis já estabelecidas por Moore.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela UEM, Professora do curso de Música da UNOESTE, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Unesp/Araraquara). Professora da UEM e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
CARLA FERREIRA CABAU, Nubia; L. LEITE MERTZIG G. DE OLIVEIRA, Patricia; LUISA FURLAN COSTA, Maria. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL A DISTÂNCIA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/52>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento