CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR MUSICAL A DISTÂNCIA
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional proposta por Michael G. Moore e a Formação Docente. Com a finalidade de apresentar as contribuições dessa Teoria e de suas variáveis na formação do educador musical a distância, empreendemos, como procedimento metodológico, um estudo bibliográfico na busca por reunir elementos teóricos e históricos que auxiliem e evidenciem a importância do diálogo, da estrutura e da autonomia na formação do aluno de Educação Musical a Distância. Para tanto, realizamos um levantamento da Teoria da Distância Transacional e da Educação Musical tendo como recorte analítico duas teses de doutorado que utilizam essa Teoria como referência na investigação sobre a formação de professores de música em cursos na modalidade a distância. Concluímos que com as tecnologias de informação e comunicação, a própria Teoria da Distância Transacional pode ser ampliada, com a exploração de outras variáveis de ensino e aprendizagem, acrescentando novas possibilidades às variáveis já estabelecidas por Moore.