APRENDIZADO HÍBRIDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - EXPERIÊNCIA DE USO DAS TIC COM ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES EM UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: :

  • Ana Silvia Ribeiro D Alessandro
  • Katia Christina Bettini Dias Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof Helio Augusto
  • Douglas Carlos Vilela
  • José Silvério Edmundo Germano

Resumo

Este artigo tem como tema-eixo a aprendizagem da disciplina de Ciências do 4° Ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, envolvendo interação entre áreas de ensino, motivação dos alunos e a crescente busca pelo conhecimento, utilizando rotação por estações de trabalho, metodologia esta presente no Ensino Híbrido. O objetivo do trabalho foi o ganho educacional dos alunos a partir de atividades que utilizam mídias digitais, ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com o uso de: tabletes, aparelho celular, lousa interativa, google forms, word, e power point. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizamos a experiência do feijão, em que os alunos cultivaram e observaram o crescimento das amostras e estudaram o processo com o uso das mídias mencionadas. Não havendo o cuidado necessário ao plantio e considerando a certeza prévia dos estudantes quanto ao resultado, foi este diferente do esperado, demonstrando, assim, a importância das variáveis possíveis em experimentos científicos. Constatamos o aproveitamento da turma como melhora nos resultados quanto aos estudos, expresso pelas notas obtidas, tendo ficado demonstrado que o uso da TIC auxiliou nos resultados quanto ao rendimento da turma.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
SILVIA RIBEIRO D ALESSANDRO, Ana et al. APRENDIZADO HÍBRIDO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - EXPERIÊNCIA DE USO DAS TIC COM ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES EM UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/520>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento