WEBQUEST E ENSINO DE SOCIOLOGIA: : UM CASO DE PRODUÇÃO E MÉTODO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Resumo

Pretende-se neste estudo mostrar os resultados da aplicação de recurso tecnológico denominado Webquest para alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de Londrina, com o objetivo de verificar sua percepção sobre essa metodologia de trabalho e diagnosticar a aprendizagem de conhecimentos trabalhados na disciplina de Sociologia. Foram utilizados pressupostos da teoria de aprendizagem por dispositivos tecnológicos e da Sociologia e os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e analítica. Para tanto, recorreu-se ao diálogo com análises que abordam tais temáticas, a partir da leitura de autores como ABAR & BARBOSA (2008), DODGE (1995), MASETTO (2000), PEREIRA (2009) e RUBERTI & PONTES (2008). Os resultados mostraram que a ferramenta Webquest promoveu a interação entre os alunos, motivou o desenvolvimento de atividades da disciplina de Sociologia e auxiliou na construção de conhecimento sobre o tema abordado de forma atrativa e desafiadora, motivando os alunos em práticas de pesquisa e construção do saber.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ensino (PPGEN-UTFPR-LD). Graduada em Ciências Sociais (UEL). Professora da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina - EPESMEL. Pesquisadora do GP Observatório de Políticas Públicas (UTFPR - CP). Pesquisadora do GP Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (IFPR – CEPECH).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ensino (PPGEN-UTFPR-LD). Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Professor do Centro Universitário Filadélfia. Pesquisador do GP Educação em Diálogo: sociedade, arte e tecnologia (UTFPR – EDITEC). Pesquisador do GP Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (IFPR – CEPECH).

Publicado
2018-06-08
Como Citar
MARIA FREIRE YOSHIMOTO, Graziele; MITIO YOSHIMOTO, Elton. WEBQUEST E ENSINO DE SOCIOLOGIA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/521>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento