WEBQUEST E ENSINO DE SOCIOLOGIA
Resumo
Pretende-se neste estudo mostrar os resultados da aplicação de recurso tecnológico denominado Webquest para alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de Londrina, com o objetivo de verificar sua percepção sobre essa metodologia de trabalho e diagnosticar a aprendizagem de conhecimentos trabalhados na disciplina de Sociologia. Foram utilizados pressupostos da teoria de aprendizagem por dispositivos tecnológicos e da Sociologia e os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e analítica. Para tanto, recorreu-se ao diálogo com análises que abordam tais temáticas, a partir da leitura de autores como ABAR & BARBOSA (2008), DODGE (1995), MASETTO (2000), PEREIRA (2009) e RUBERTI & PONTES (2008). Os resultados mostraram que a ferramenta Webquest promoveu a interação entre os alunos, motivou o desenvolvimento de atividades da disciplina de Sociologia e auxiliou na construção de conhecimento sobre o tema abordado de forma atrativa e desafiadora, motivando os alunos em práticas de pesquisa e construção do saber.