JORNAL DIGITAL COMO POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL COM ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: :

  • Suzana Aparecida Portes
  • Lilian Rose de Almeida
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo

Esta pesquisa surgiu diante do reconhecimento de que, vivemos em uma era tecnológica e crianças que chegam à escola, apresentam grande familiaridade com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). De acordo com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) em considerável número de escolas públicas há a presença de laboratórios de informática equipados por computadores, sem, entretanto, a garantia de uso eficaz atrelado ao currículo. Pretendemos, com o presente trabalho, auxiliar professores por meio do desenvolvimento de uma sequência didática apoiada no uso das TDIC disponíveis nas escolas como: computador, netbooks e internet. Nossa pesquisa, portanto, é de natureza qualitativa do tipo participante e experimental, realizada com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental I. Efetuamos, as seguintes etapas: 1) revisão bibliográfica; 2) questionário inicial com alunos; 3) construção da sequência didática que utilize as TDIC como ferramenta pedagógica; 4) aplicação da sequência com os alunos; 5) considerações e avaliação sobre a sequência didática; 6) questionário final com alunos; 7) análise dos dados e possíveis cruzamentos. Verificamos com esses passos que os estudantes puderam superar o uso ingênuo e sem preparo das TDIC, demonstrando-se ativos nos procedimentos adotados e com a possiblidade de serem autores de seus próprios conhecimentos, favorecendo assim a articulação das TDIC ao currículo. 




 

Publicado
2018-05-16
Como Citar
APARECIDA PORTES, Suzana; ROSE DE ALMEIDA, Lilian; CRISTINA RODRIGUES TEZANI, Thaís. JORNAL DIGITAL COMO POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL COM ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/522>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento