TECNOLOGIAS DE APLICATIVOS PARA TELEFONES CELULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Paulo Henrique Lixandrao Fernando
  • Adauto Dio De Almeida
  • Antonio Pinto Santana
  • Jamaris Zacarias Pilatti
  • Lucas Alves Gomes
  • Paula Odani
  • Paulo Alexandre Monteiro Amarello

Resumo

Um grande desafio para os professores de matemática é ensinar a disciplina com uma didática que desperte o interesse do aluno em aprender. A forma didática convencional para ensinar a disciplina exige o completo envolvimento do aluno na compreensão do conteúdo, pois a resposta é exata, e qualquer detalhe despercebido vai trazer um resultado diferente e incorreto. Para que o aluno tenha o envolvimento necessário em aprender a matéria é fundamental a noção de espaço tridimensional e também o domínio das operações algébricas e aritméticas. Dessa forma, o desafio é fazer com que os alunos gostem dos fundamentos matemáticos e por consequência sejam motivados a fazer os exercícios de fixação propostos na sala de aula. Então, nós entendemos que determinados aplicativos de celular são aplicáveis como ferramentas para alcançar esse propósito. Portanto, o nosso objetivo é comprovar por meio de uma experiência prática que o aprendizado através de celulares utilizados de forma adequada é viável, pois afinal a tecnologia dos aplicativos está fundamentada na matemática. Portanto, este projeto justifica uma resposta afirmativa para a seguinte problemática: Um aluno com dificuldade em aprender matemática pela forma didática convencional pode ser motivado com o uso da tecnologia de aplicativos para telefones celulares?

Publicado
2018-05-28
Como Citar
HENRIQUE LIXANDRAO FERNANDO, Paulo et al. TECNOLOGIAS DE APLICATIVOS PARA TELEFONES CELULARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/525>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica