PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO AVA DA UFLA: APRENDENDO ATRAVÉS DE ALGUNS RECURSOS TECNOLÓGICOS

  • Débora Racy Soares

Resumo

O objetivo desta comunicação é apresentar uma proposta pedagógica que utiliza recursos tecnológicos para ensinar Português Língua Estrangeira (PLE). Esta proposta foi desenvolvida e aplicada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. As atividades foram pensadas como complementação didática das aulas presenciais, em consonância com a proposta do MEC (Ministério da Educação) para a área de ensino de idiomas. Foram priorizadas atividades que procuravam sanar dúvidas e dificuldades específicas dos alunos estrangeiros das turmas de PLE 1 e PLE 2. A busca de modelos reais de comunicação, muitas vezes carentes nos livros didáticos, também norteou a elaboração das atividades. O uso de recursos tecnológicos, para além dos já disponibilizados no ambiente virtual, estimulou a criatividades dos discentes e seu envolvimento com as disciplinas. Ao assumirem a função de autores das atividades postadas, os alunos puderam perceber que a aprendizagem da língua pode se tornar uma experiência pulsante, viva, em diálogo com a realidade.   

Publicado
2018-05-16
Como Citar
RACY SOARES, Débora. PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NO AVA DA UFLA: APRENDENDO ATRAVÉS DE ALGUNS RECURSOS TECNOLÓGICOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/526>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento