A INSERÇÃO DA ROBÓTICA NA SALA DE AULA COMO POTENCIALIZADORA DO TRABALHO TRANSDISCIPLINAR: : RELIGANDO SABERES E UTILIZANDO A TECNOLOGIA PARA UMA COMPREENSÃO INTEGRADORA DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO.

  • Gilmax José de Lima IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
  • Carla Valéria Ferriera Tavares
  • Adamares Marques Da Silva

Resumo

O conceito de robótica deu seus primeiros passos na Antiguidade, mas só teve seu apogeu nos séculos XX e XXI e foi nestes últimos anos do século XXI, ou seja, os anos 2000 que foi proposto sua aplicação no ambiente escolar. Esta intervenção teve como objetivo o aumento do rendimento e da aprendizagem dos alunos, usando-se da transdisciplinaridade com o uso da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação- TDIC, como proposta metodológica para implementar aulas dinâmicas e criativas como o uso da Robótica Educacional. Através das experiências expostas neste artigo se pretende apresentar e diagnosticar as atividades desenvolvidas na Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, utilizando a Robótica Educacional como referência para desenvolver a proposta transdisciplinar. A partir das atividades desenvolvidas pode-se observar que a intervenção pedagógica direcionou caminhos que fortaleceu tanto a autoestima como também a autoconfiança dos alunos, fortalecendo um maior aproveitamento nas diversas atividades curriculares da escola e destacando um melhor relacionamento entre os colegas, com a proposta de atividades em grupo.

##submission.authorBiography##

Adamares Marques Da Silva

Resumo:

O conceito de robótica deu seus primeiros passos na Antiguidade, mas só teve seu apogeu nos séculos XX e XXI e foi nestes últimos anos do século XXI, ou seja, os anos 2000 que foi proposto sua aplicação no ambiente escolar. Esta intervenção teve como objetivo o aumento do rendimento e da aprendizagem dos alunos, usando-se da transdisciplinaridade com o uso da TecnologiaDigital de Informação e Comunicação- TDIC, como proposta metodológica para implementar aulas dinâmicas e criativas como o uso da Robótica Educacional. Através das experiências expostas neste artigo se pretende apresentar e diagnosticar as atividades desenvolvidas na Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, utilizando a Robótica Educacional como referência para desenvolver a proposta transdisciplinar. A partir das atividades desenvolvidas pode-se observar que a intervenção pedagógica direcionou caminhos que fortaleceu tanto a autoestima como também a autoconfiança dos alunos, fortalecendo um maior aproveitamento nas diversas atividades curriculares da escola e destacando um melhor relacionamento entre os colegas, com a proposta de atividades em grupo.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
JOSÉ DE LIMA, Gilmax; VALÉRIA FERRIERA TAVARES, Carla; MARQUES DA SILVA, Adamares. A INSERÇÃO DA ROBÓTICA NA SALA DE AULA COMO POTENCIALIZADORA DO TRABALHO TRANSDISCIPLINAR. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/527>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento