USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AUXÍLIO DE DEFICIENTES VISUAIS: : DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA PARA AUXILIAR PESSOAS CEGAS A REALIZAREM PROVAS

  • Cremildo Lima Gomes

Resumo

O presente trabalho está sendo desenvolvido com o intuito de oferecer as instituições de ensino e professores, através de tecnologia assistiva, formas de testar o conhecimento de alunos cegos de forma individual e independente, visto que, encontrar soluções com foco especifico nas avaliações escolares para cegos não é muito comum. Até o momento da submissão do presente documento, está sendo realizada uma pesquisa sobre quais as opções disponíveis para professores e alunos avaliarem e serem avaliados respectivamente acerca dos conteúdos apresentados em salas de aula. Em seguida será proposto o desenvolvimento de um sistema web ou aplicativo para smartphones para atender essa demanda específica, de tal forma que o aluno cego possa realizar as avaliações escolares em ritmo próximo ao restante de seus colegas que não possuem nenhum tipo de deficiência, promovendo assim o acesso desses alunos (cegos) a uma maior integração junto a sociedade e a garantia de seu direito de ir e vir livremente, conforme carta de Direitos Humanos da ONU.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
LIMA GOMES, Cremildo. USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AUXÍLIO DE DEFICIENTES VISUAIS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/528>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica