REFLEXÕES SOBRE O PROFESSOR-TUTOR COMO MEDIADOR ENTRE ALUNOS E CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Resumo
Com o aparecimento de novas tecnologias e seu uso na educação à distância (EAD), se evidencia a necessidade da participação do professor-tutor como mediador, a fim de que a EAD alcance seu propósito de formação e transformação do educando. O presente artigo verifica a relevância da mediação pedagógica na EAD e identifica as características principais que o educador precisa desenvolver para que o seu trabalho seja eficiente, eficaz e gratificante. A autoaprendizagem é potencializada por questões metodológicas e ferramentas adequadas, requerendo-se ainda o elemento humano como facilitador desse processo. Tal mediação oferece os incentivos e provoca reflexões, privilegiando as descobertas de respostas pelos próprios alunos, individual e coletivamente. Na interaprendizagem as trocas permitem ao aluno aprender com outros colegas, próximos ou distantes fisicamente. Isto enriquece em grande medida a construção de saberes, consciências e atitudes. A partir da revisão bibliográfica empreendida, defendemos a criação de um ambiente colaborativo, que proporcione a autoaprendizagem e a interaprendizagem, e que objetive uma educação plena, reflexiva e para a autonomia, incentivando a criticidade e a criatividade de todos os sujeitos envolvidos.