APRENDIZAGEM NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de estudantes de licenciaturas matriculados no curso semipresencial de uma instituição de ensino superior (IES), acerca da expressão indutora “aprendizagem no semipresencial" tomando a abordagem qualitativa de pesquisa e o aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; ABRIC, 2000). Tecemos uma reflexão à luz da teoria (CHRISTENSEN, HORN; STAKER, 2013; MORAN, 2018; VALENTE, 2014,2018) sobre esta modalidade de ensino no contexto do ensino híbrido dialogando com as metodologias ativas, mais especificamente, a sala de aula invertida. Os resultados da análise prototípica processada pelo software EVOC (2005) decorrente do teste de evocação livre de palavras de 50 estudantes a partir da ordem média de evocações (OME), acentuaram que aprender nesta modalidade não é tarefa fácil, se revelando difícil face a necessidade de muita autonomia, estudos e leituras.