AÇÃO DOCENTE DIANTE DAS PRÁTICAS COM MESAS EDUCACIONAIS INTERATIVAS: :

  • Juliana Aparecida da Silva Alves UFPE
  • Patrícia Smith Cavalcante UFPE

Resumo

Este estudo faz parte da dissertação de mestrado da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, intitulada ”Conflito cognitivo docente nas relações didáticas com a Mesa Educacional Alfabeto”. Apontamos resultados iniciais da revisão de literatura sobre ação docente com mesas educacionais interativas. A pergunta norteadora neste estudo foi: quais ações foram desenvolvidas com mesas educacionais interativas até o momento? Focamos na identificação dos contextos, das estratégias e dos desafios com o uso dessas ferramentas. Para a busca de dados usamos como palavras-chave: “mesa alfabeto e aprendizagem”, “mesas educacionais interativas” na base de dados do google acadêmico foi apontado trabalhos científicos em repositórios de teses e dissertações e revistas acadêmicas. Realizamos uma análise qualitativa dos materiais encontrados e a discussão teórica foi abordada tendências com as mesas interativas. Os principais resultados encontrados estão em temáticas recorrentes sobre o uso da ferramenta. Assim, identificamos contextos escolares e não escolar; estratégia didática com sequências de ensino específicas e desafios na formação docente para o uso da mesa. Concluímos que as ações desenvolvidas até o momento precisam de um amadurecimento especial focando nas iniciativas para a formação do uso das mesas no cotidiano da sala de aula por docentes.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Profa. Dra. Patricia Smith Cavalcante
Universidade Federal de Pernambuco
Depto. de Métodos e Técnicas de Ensino 
Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC  Líder do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação - GENTE/ CNPq
Publicado
2018-05-16
Como Citar
APARECIDA DA SILVA ALVES, Juliana; SMITH CAVALCANTE, Patrícia. AÇÃO DOCENTE DIANTE DAS PRÁTICAS COM MESAS EDUCACIONAIS INTERATIVAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/533>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento