POSSIBILIBIDADES DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

  • Domício Magalhães Maciel

Resumo

Este trabalho apresenta algumas reflexões iniciais sobre o marco teórico que fundamenta um trabalho de pesquisa de doutorado que objetiva investigar evidências de possibilidades didático-pedagógicas de processos de avaliação formativa na Licenciatura em Matemática a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta, num periodo 7 anos, o que a área de Educação Matemática tem pesquisado sobre a avaliação formativa no contexto da UAB e traça-se um marco teórico sobre o conceito da avaliação formativa. A metodologia da pesquisa, do ponto de vista da observação empírica, é apresentada segundo um quadro operacional da mesma. Para se pensar a avaliação formativa na Educação Online, reúne-se os pensadores que escreveram sobre a avaliação formativa, sem se ater à modalidade ou nível de ensino, com os que produziram sobre a mesma temática, mas se voltando especificamente à Educação Online. Espera-se com este estudo possibilitar uma reflexão sobre os processos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos em cursos na modalidade a distância, bem como apontar possibilidades de ações formativas, no que diz respeito à avaliação da aprendizagem, para a Licenciatura em Matemática a distância.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
MAGALHÃES MACIEL, Domício. POSSIBILIBIDADES DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/534>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica