SER PROFESSOR-TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

  • Sueli Pereira Donato
  • Márcia Regina Mocelin Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Wilson Da Silva Centro Universitário Internacional UNINTER

Resumo

O presente estudo aborda Ser Professor-Tutor na Educação a Distância (EaD) no contexto histórico contemporâneo, em que esta modalidade de ensino corrobora, cada vez mais, com a escolarização no ensino superior e disseminação do conhecimento por meio das TICS. O objetivo geral consiste em analisar as representações sociais de professores-tutores de cursos de licenciaturas na modalidade EaD, em uma instituição de ensino superior do município de Curitiba/PR sobre “Ser professor-tutor na EaD”, tomando a abordagem qualitativa de pesquisa e o aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; ABRIC, 2000), dialogando com Maia (2002), Machado e Machado (2004), Moran (2018), Nóvoa (2009), Palloff e Pratt (2002) e Brasil (2007). A análise prototípica processada pelo software EVOC (2005) decorrente do teste de evocação livre de palavras de 37 participantes, apontaram os elementos “mediador e pro-atividade” assumindo a centralidade do núcleo central, seguidos de “orientador, dedicação, responsabilidade, atendimento e esclarecimento”, tendo o elemento “conhecimento” como essencial para concretizar estas ações no cotidiano.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
PEREIRA DONATO, Sueli; REGINA MOCELIN, Márcia; DA SILVA, Wilson. SER PROFESSOR-TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/535>. Acesso em: 03 out. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica