ACESSIBILIDADE DIGITAL NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

  • Bruna Benevides de Souza
  • Kenia Rosa De Paula Nazario
  • Elianeide Nascimento Lima

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o direito à educação e a acessibilidade, com destaque em estudantes com deficiência auditiva e visual, fazendo uma análise de Padrões de acessibilidade na WEB e da utilização de recursos e ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). O Ambiente Virtual de Aprendizagem apresenta recursos e ferramentas que foram estudados analisando a interface, sob a ótica da acessibilidade, visando uma maior interatividade dos usuários com a plataforma. Os resultados da análise dos recursos e ferramentas apontam que o AVA da UNICEP contempla alguns padrões de acessibilidade na web. Entretanto, levando em consideração que o objeto utilizado neste estudo refere-se apenas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, seus recursos e ferramentas, entende-se que ainda existem barreiras no ambiente virtual, que comprometem a navegabilidade, tornando-o inacessível em alguns momentos, principalmente para aqueles indivíduos que possuem algum tipo de deficiência. Portanto apresentamos no presente trabalho as ferramentas e recursos do ambiente virtual, que demandam atenção especial com relação a acessibilidade, que podem potencializar o processo de ensino aprendizagem auxiliando os professores/tutores que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
BENEVIDES DE SOUZA, Bruna; ROSA DE PAULA NAZARIO, Kenia; NASCIMENTO LIMA, Elianeide. ACESSIBILIDADE DIGITAL NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/538>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento