ACESSIBILIDADE DIGITAL NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho apresenta uma discussão sobre o direito à educação e a acessibilidade, com destaque em estudantes com deficiência auditiva e visual, fazendo uma análise de Padrões de acessibilidade na WEB e da utilização de recursos e ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). O Ambiente Virtual de Aprendizagem apresenta recursos e ferramentas que foram estudados analisando a interface, sob a ótica da acessibilidade, visando uma maior interatividade dos usuários com a plataforma. Os resultados da análise dos recursos e ferramentas apontam que o AVA da UNICEP contempla alguns padrões de acessibilidade na web. Entretanto, levando em consideração que o objeto utilizado neste estudo refere-se apenas ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, seus recursos e ferramentas, entende-se que ainda existem barreiras no ambiente virtual, que comprometem a navegabilidade, tornando-o inacessível em alguns momentos, principalmente para aqueles indivíduos que possuem algum tipo de deficiência. Portanto apresentamos no presente trabalho as ferramentas e recursos do ambiente virtual, que demandam atenção especial com relação a acessibilidade, que podem potencializar o processo de ensino aprendizagem auxiliando os professores/tutores que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem.