O USO DE TICS NO ENSINO DE QUIMÍCA: : REDEFININDO PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO DE SECRETÁRIA ESCOLAR DO IFG-CAMPUS ANÁPOLIS

  • Dayanna Pereira dos Santos

Resumo

A utilização de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no espaço escolar tornou-se essencial na elaboração e desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem interativo e contextualizado para docentes e alunos. Sob esse prisma, o presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta didática para o ensino de química na modalidade EJA, no curso técnico de nível médio integrado em Secretaria Escolar no IFG- Campus Anápolis.  A “Sala Virtual de Química” foi elaborada na plataforma Moodle IFG, de forma a disponibilizar diferentes recursos midiáticos, elaborar diversas atividades didáticas e acompanhar o desempenho escolar dos alunos como meio de apoiar o ensino presencial. Com efeito, a utilização do ambiente virtual é discutida e os resultados da avaliação do ambiente pelos discentes são apresentados, evidenciando que a proposta favoreceu o processo educativo dos alunos da EJA e que atuou realmente como apoio ao ensino presencial, sobretudo nos momentos de estudo para as avaliações em classe.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
PEREIRA DOS SANTOS, Dayanna. O USO DE TICS NO ENSINO DE QUIMÍCA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/540>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento