UM ESTUDO EMPÍRICO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO SEXTO AO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Com a evolução da tecnologia, diversas ferramentas e recursos são disponibilizados à educação, e alguns desses recursos constituem um valioso instrumento que auxilia no ensino das disciplinas, porém para que o professor utilize um Software Educacional, é importante medir a qualidade do produto que será inserido no ambiente de ensino. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação e classificação de 70 (setenta) Softwares Educativos (SEs) para a disciplina de Ciências do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma checklist, com conceitos de categorização de SEs, teorias de aprendizagem, e a NBR ISO/IEC 25010 para uma devida avaliação. O principal intuito é o de classificar os SEs avaliados afim de obter uma tabela onde o docente possa encontrar, com mais facilidade, o SE que mais se adapte a sua aula, conteúdo, ano escolar, entre outros aspectos. Por fim, as conclusões dos softwares analisados se mostraram benéficas para a utilização em sala de aula, porém, a maioria dos softwares analisados eram destinados a apenas um sistema operacional, além desses softwares possuirem uma licença paga, dificultando a inserção da tecnologia em escolas que não tiverem orçamento para a inserção de tecnologias.