UM ESTUDO EMPÍRICO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO SEXTO AO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: :

  • Toni Amorim De Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Max Robert Marinho Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Áurea Valéria Pereira Da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Alexandre Manzale Macedo Escola Estadual Professora Arlinda Pessoa Morbeck

Resumo

Com a evolução da tecnologia, diversas ferramentas e recursos são disponibilizados à educação, e alguns desses recursos constituem um valioso instrumento que auxilia no ensino das disciplinas, porém para que o professor utilize um Software Educacional, é importante medir a qualidade do produto que será inserido no ambiente de ensino. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação e classificação de 70 (setenta) Softwares Educativos (SEs) para a disciplina de Ciências do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Foi desenvolvida uma checklist, com conceitos de categorização de SEs, teorias de aprendizagem, e a NBR ISO/IEC 25010 para uma devida avaliação. O principal intuito é o de classificar os SEs avaliados afim de obter uma tabela onde o docente possa encontrar, com mais facilidade, o SE que mais se adapte a sua aula, conteúdo, ano escolar, entre outros aspectos. Por fim, as conclusões dos softwares analisados se mostraram benéficas para a utilização em sala de aula, porém, a maioria dos softwares analisados eram destinados a apenas um sistema operacional, além desses softwares possuirem uma licença paga, dificultando a inserção da tecnologia em escolas que não tiverem orçamento para a inserção de tecnologias.


 


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - FEIS - Faculdade de Engenharia Elétrica de Ilha Solteira. Mestre em Ciência da Computação pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) 2010. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados e Especialista em Sistemas de Informação ambas as formações obtidas no Univag Centro Universitário em 1999 e 2000 respectivamente. Atualmente sou professor concursado da Universidade do Estado de Mato Grosso, na área de computação Aplicada. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos analíticos, teste de software, UML, Ambientes virtuais de aprendizagem, laboratórios virtuais.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário de Rio Preto (2003), com Especialização em Produção de Software (com Ênfase em Software Livre) pela Federal de Lavras, e Mestrado em Ciência da Computação (2012) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso, na área de programação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Científica.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Mestrado em Ciência da Computação (2016) pelo Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), trabalhando com técnicas para persistência de dados médicos baseados no modelo openEHR. Possui graduação em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014). Tem experiência nos seguintes temas: Informática na educação, e Banco de Dados.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Possuo graduação em Ciências Biológicas - Universidades Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Comparada, Ecologia e conservação com trabalhos de monitoramento pesqueiro. Especialista em Interdisciplinaridade na Biologia. Atualmente atua como professor na escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck e na UAB Universidade Aberta em Alto Araguaia.

 

Publicado
2018-05-29
Como Citar
AMORIM DE OLIVEIRA, Toni et al. UM ESTUDO EMPÍRICO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DO SEXTO AO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/541>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica