ALFABETIZAÇÃO E JOGOS ON-LINE: : UM ESTUDO DE CASO

  • Luciane Magalhães Corte Real
  • Clarice Albertina Fernandes

Resumo

O presente artigo é um fragmento de uma pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul que investiga as Aprendizagens e as Tecnologias Digitais. O foco aqui apresentado foi um estudo de natureza qualitativa, na forma de Estudo de Caso com o objetivo de averiguar o processo de desenvolvimento de aprendizagem da escrita, de uma criança de 6 anos em fase de alfabetização, a partir de jogos online. Os procedimentos da pesquisa foram anamnese, observação em sala de aula, as provas de construção da escrita de Emília Ferreiro, documentos do aluno que estavam na escola e a interação com os jogos online. Ao final do processo foi realizada uma nova sondagem de hipóteses da construção da escrita e observou-se a evolução do aluno do nível pré-silábico para o silábico-alfabético, a confiança em si mesmo reconquistada e o medo de errar ou de não saber fazer as atividades não fazia mais parte do universo dele.

##submission.authorBiography##

Clarice Albertina Fernandes

Professora na rede Pública no interior do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFRGS.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
MAGALHÃES CORTE REAL, Luciane; ALBERTINA FERNANDES, Clarice. ALFABETIZAÇÃO E JOGOS ON-LINE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/543>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento