A CONTRIBUIÇÃO DA FERRAMENTA BIGBLUEBUTTON PARA A POTENCIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: :

  • Jose Ricardo Gonçalves Manzan IFTM
  • Leandro Martins Da Silva IFTM
  • Livia Mara Menezes Lopes IFTM
  • Natália Cristina Reis de Moraes IFTM
  • Patricia Gomes Macedo

Resumo

Partindo do contexto da formação de professores, modalidade educação a distância, esse artigo visa analisar as contribuições da ferramenta BigBlueButton para a aprendizagem dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática em uma Instituição de Ensino X. A partir de uma abordagem qualitativa buscou-se conhecer a percepção dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, em relação ao BigBlueButton como ferramenta de mediação pedagógica no processo do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Para apoiar teoricamente a interpretação dos dados coletados, recorremos a Masseto (2013), Moore (1997), Moran (2017) e Lorençatto e Carvalho (2011). Dentre os resultados destacamos a valorização do diálogo entre professor e estudante, meio de comunicação que pode reduzir essa Distância Transacional e a centralidade do papel do aluno na continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Consideramos ainda que os resultados demons elementos que indicam êxito na utilização da ferramenta e constatações de que a interação para a mediação pedagógica na modalidade EaD ainda tem obstáculos. Entretanto, trata-se de uma experiência bem sucedida realizada pelos professores do curso de matemática para ficar mais próximos aos estudantes e assim oportunizar momentos reais de mediação pedagógica.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
RICARDO GONÇALVES MANZAN, Jose et al. A CONTRIBUIÇÃO DA FERRAMENTA BIGBLUEBUTTON PARA A POTENCIALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/545>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento