NOVAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

  • Neudimar Ferreira Pacheco

Resumo

Resumo:


O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Universidad Del Sol – UNADES – PY. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa/qualitativa, com o uso das técnicas de entrevistas individual, além de observações diretas na Escola Municipal Paula Frassinetti. E teve como principal objetivo analisar as contribuições das tecnologias interativas no processo ensino aprendizagem no período de 2012 a 2014, e o percurso da formação continuada com o uso das tecnologias a partir da graduação e adentrando na formação em serviço. Buscando enfatizar as possibilidades de inserção das tecnologias interativas na sala de aula no processo ensino aprendizagem, e a partir destes preceitos tecer algumas concepções de aprendizagem em relação às estratégias de ensino. Os resultados desta pesquisa apontam as possibilidade de uso das tecnologias nas práticas pedagógicas e a importância das tecnologias interativas no ensino e aprendizagem com um dos fatores preponderante que dependerá da formação inicial e continuada com aperfeiçoamento constante no que concerne ao século XXI.


 

Publicado
2018-05-16
Como Citar
FERREIRA PACHECO, Neudimar. NOVAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/546>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica