NOVAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Resumo
Resumo:
O presente artigo é parte integrante da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Universidad Del Sol – UNADES – PY. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa/qualitativa, com o uso das técnicas de entrevistas individual, além de observações diretas na Escola Municipal Paula Frassinetti. E teve como principal objetivo analisar as contribuições das tecnologias interativas no processo ensino aprendizagem no período de 2012 a 2014, e o percurso da formação continuada com o uso das tecnologias a partir da graduação e adentrando na formação em serviço. Buscando enfatizar as possibilidades de inserção das tecnologias interativas na sala de aula no processo ensino aprendizagem, e a partir destes preceitos tecer algumas concepções de aprendizagem em relação às estratégias de ensino. Os resultados desta pesquisa apontam as possibilidade de uso das tecnologias nas práticas pedagógicas e a importância das tecnologias interativas no ensino e aprendizagem com um dos fatores preponderante que dependerá da formação inicial e continuada com aperfeiçoamento constante no que concerne ao século XXI.