A EVOLUÇÃO DO APRENDIZADO EM UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL: : ANÁLISE BASEADA EM CONCEITOS DA MINERAÇÃO DE DADOS

  • Enir Da Silva Fonseca
  • Carlos Fernando De Araújo Jr

Resumo

Davenport (2014), defini que os dados são extremamente amplos e gerados eletronicamente, e por este motivo necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com toda e qualquer informação que possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil. Obter dados e usá-los adequadamente, possibilita à uma empresa melhorar um produto, criar uma estratégia de marketing mais eficiente, cortar gastos, aumentar sua produção, evitar o desperdício, superar um concorrente, disponibilizar serviços de formas mais satisfatória, verificar o desempenho de um aluno, entre outras. Este trabalho tem como objetivo, analisar o aproveitamento de 113 alunos com base em sua nota e a quantidade de acessos em um ambiente virtual de aprendizagem, matriculados em uma disciplina semipresencial no primeiro semestre de 2017. Os dados foram extraídos de um AVA instalado a partir do Moodle e tabulados inicialmente em uma planilha de cálculo, com posterior análise e implementação no software R. Os resultados demonstram uma melhoria nas avaliações dos alunos associadas ao número de acessos. Indicando que com alguns ajustes o aprendizado pode evoluir.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DA SILVA FONSECA, Enir; FERNANDO DE ARAÚJO JR, Carlos. A EVOLUÇÃO DO APRENDIZADO EM UMA DISCIPLINA SEMIPRESENCIAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/547>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento