O CORPO BRINCANTE, O USO DOS JOGOS E DO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO EDUCATIVO
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados do projeto de extensão "O Corpo Brincante, as Brincadeiras, as Histórias infantis e o Uso do Portfólio como Processo Avaliativo", do Departamento de Educação e Tecnologias, Curso de Educação Aberto e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP e Pró-Reitoria de Extensão (UFOP). Esta modalidade de curso teve início em março de 2015, sendo ofertado na modalidade presencial para 21 polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil - UAB, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. O objetivo principal do projeto foi qualificar os participantes para o desenvolvimento da construção dos brinquedos, das brincadeiras, jogos, histórias infantis e registro da experiência vivida pelo uso de portfólios de aprendizagem na sala de aula. Os dados foram publicizados por uma análise descritiva em que a experiência do projeto de extensão é a recuperação, por meio da (re-)escrita, da experiência da professora/coordenadora e do monitor de extensão. Enfim, são mostrados os registros que foram compondo a tessitura dos minicursos, apontando os sentidos e significados atribuídos pelos proponentes e participantes dos minicursos. Os resultados apontam que: a) a realização deste projeto abriu espaço para novas percepções e procedimentos didáticos em torno do tema em debate - educação do corpo e do movimento, recreação, histórias infantis, jogos, brincadeiras e uso do portfólio - com o intuito de orientar a elaboração de propostas exitosas capazes de produzir novos conhecimentos educativos, alicerçadas nos pressupostos da qualificação dos docentes e dos estudantes das licenciaturas/EAD/UFOP; b) a importância da ampliação dos espaços de formação acadêmica e cultural, da participação dos alunos e docentes dos municípios em projetos de extensão na construção de parcerias com outras instituições que promovem formação docente e no fortalecimento de uma identidade dos cursos de licenciaturas do EAD com a extensão universitária. Desta forma, em 2018 a continuidade do trabalho se vem por meio da ferramenta de formação com o auxílio da tecnologia para a compreensão do papel criativo do educar.