PERSPECTIVAS EMERGENTES DAS PESQUISAS SOBRE MOOCS: : CONTEXTO BRASILEIRO E INTERNACIONAL (2008-2016)

  • Noeli Batista Dos Santos
  • Gilberto Lacerda Santos

Resumo

Este artigo compartilha as perspectivas emergentes das pesquisas sobre MOOCs, no contexto brasileiro e internacional, entre os períodos de 2008 a 2016. Por meio da revisão sistemática de literatura buscou-se conhecer os aspectos da prática dos MOOCs abordados pelos pesquisadores dos estudos selecionados, as percepções relacionadas ao Ensino Superior e os estudos desenvolvidos sobre plataformas MOOC. Em resposta às questões propostas, a análise das pesquisas e artigos selecionados indicou tópicos sobre ensino e aprendizagem, ferramentas didáticas, impacto formativo, revisão de literatura e tecnologias aplicadas.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
BATISTA DOS SANTOS, Noeli; LACERDA SANTOS, Gilberto. PERSPECTIVAS EMERGENTES DAS PESQUISAS SOBRE MOOCS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/552>. Acesso em: 24 out. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento