A EXTENSÃO PEGA A ESTRADA RUMO AO INTERIOR DO ESTADO

  • Mirian Lange Noal
  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro UFMS
  • Patricia Graciela Rocha UFMS

Resumo

Os projetos de extensão propostos por docentes dos cursos de Letras e Pedagogia EaD, desenvolvidos em polos de apoio presencial UAB, reuniram pessoas da comunidade, alunos e professores da educação básica e dos cursos EaD. O diálogo com diferentes manifestações artísticas e culturais consolidou o empoderamento das múltiplas linguagens, como possibilidade de expressão e compartilhamento de sensibilidades e constituição de caminhos humanizantes. O contato com a arte propôs ampliar o viver cotidiano com magia e abordagens surreais, suscitando reunir, divertir, evidenciar os problemas e os valores das comunidades, com vistas ao fortalecimento das culturas locais, no exercício constante do diálogo e das trocas culturais. O objetivo geral foi compartilhar, promover, mediar e registrar as expressões da cultura e da arte, por meio de experiências com diferentes linguagens, para a ampliação da sensibilidade pessoal e coletiva, possibilitando reflexões sobre a vida e os processos educacionais. Os procedimentos metodológicos - dinâmicos e participativos -, contemplaram momentos presenciais e a distância, com vídeos autorais, apresentações artísticas e culturais, filmes, oficinas, minicursos e rodas de conversas. Os resultados obtidos, evidenciados pelo quantitativo e nível das participações, se consolidaram nas avaliações e na indicação de continuidade dos projetos.

Publicado
2018-05-16
Como Citar
LANGE NOAL, Mirian; SAYURI KAWAMOTO KANASHIRO, Daniela; GRACIELA ROCHA, Patricia. A EXTENSÃO PEGA A ESTRADA RUMO AO INTERIOR DO ESTADO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/554>. Acesso em: 23 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica