TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

  • Ieda Mayumi Sabino Kawahsita
  • Pedro Fernando Ferreira de Brito
  • Harley Henrique Dionísio
  • Vinicius Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a acessibilidade da cartilha digital: aprendendo e jogando bocha por alunos do PROEFA - Projeto de Educação Física Adaptada. A cartilha foi desenvolvida e criada por uma equipe multidisciplinar do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho, para auxiliar na motivação do aprendizado formal de leitura e escrita e também para a aquisição de novas formas de acessar o conhecimento do esporte que eles praticam. Foi aplicado um questionário semi-estruturado com quatro participantes do projeto, no dia do campeonato anual. Podemos concluir que a avaliação da cartilha pelo público que frequenta o projeto foi positiva. Verificou-se que nas duas categorias analisadas a da comunicação aumentativa e alternativa, que diz respeito ao acesso ao conteúdo por meio de palavras, símbolos, etc.; e a categoria recursos de acessibilidade ao computador, onde o aplicativo foi planejado para que pessoas com restrição motora e de compreensão tivessem acesso a navegação do aplicativo, por meio do ledor, do menu de páginas e das imagens foram satisfatórias.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
MAYUMI SABINO KAWAHSITA, Ieda et al. TECNOLOGIA ASSISTIVA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/555>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica